Não necessita-se uma visão nostálgica dos períodos em que a revolução política esteve ligada diretamente com os movimentos populares, pois não se deve ter nostalgia da tortura, da repressão e da morte de milhares de pessoas que só queriam LIBERDADE. Mas, nos dias de hoje, a juventude está muito conformista, conformista a tal ponto, que nem as corrupções escandalosas no plenário, nem as mortes em hospitais por falta de leitos, nem a educação precária na maior parte do NOSSO PAÍS e nem a perda de vidas para o crack e o descaso mascarado das autoridades em relação a isso, faz o jovem querer mudar o que está acontecendo.
Esse conformismo todo foi, em parte, causado pela massificação do capitalismo.
Por que?
Ora, o capitalismo fez com que cada pessoa só visse ela própria, só visse seus problemas. Se algo revoltava foi porque esse algo aconteceu com a própria pessoa, não com o próximo. Não leve isso como crítica ao capitalismo ou aos jovens, pois os jovens (da atualidade) foram inseridos nesse contexto social indiretamente, ou seja, cresceram formando atitudes próprias do contexto em que foram inseridos: atitudes egoístas. Uma exemplificação disso: nem metade dos alunos de uma escola cara, qualquer, do bairro do Morumbi, sabe que enquanto seu papai te deixa em frente a escola, com seu carrinho importado, crianças na Amazônia têm que andar quilômetros e quilômetros, de suas casas até o rio mais próximo, para então subir num bote e enfrentar, pelo menos 1 hora de travessia pelo rio, para chegar, enfim, a escola; isso, duas vezes por dia. De novo digo: não é uma crítica ao jovem em si.
Outra exemplificação do conformismo total da juventude, pode ser vista nas músicas jovens, que falam basicamente sobre um amor erotizado, ou no máximo dizem que o mundo está ruim e não se pode fazer nada para melhorá-lo. Mas não se pode deixar de citar, que o dinheiro está 100% envolvido nesse processo de "modificação" da música jovem, afinal o que trás mais dinheiro é o que será imposto. Para compensar essa precariedade de ideologia, ainda é preciso se utilizar de músicas de gerações anteriores para receber algum tipo de informação, infelizmente.
É claro que tudo isso não passa de uma generalização. Ainda existem pessoas que se preocupam com os problemas que existem no mundo e sabem que ficar parado não ajuda em nada.
Os jovens não perderam a juventude, foi a juventude que se perdeu dos jovens ,ou ela apenas mudou.